Rafael Duarte é natural do Estoril. Descobriu o seu talento, quando no 2.º ano da Licenciatura Direção e Gestão Hoteleira da ESHTE-Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, começou a trabalhar no restaurante Midori, no Penha Longa Resort, sob a batuta do Chef Pedro Almeida, com um menu com referência à cozinha japonesa.
Terminada a Licenciatura, e durante a sua estadia no Midori surgiu a oportunidade de realizar um Cross Training em Tenerife, no restaurante Kabuki, também com a oferta no âmbito da gastronomia japonesa, distinguido com 1 estrela Michelin.
A paixão pela gastronomia surgiu quando ainda dava os primeiros passos no seu percurso, e assim, com garra, sede de conhecimento, empenho e dedicação aproveitou este Cross Training para consolidar conhecimentos adquiridos e abrir novos horizontes.
A viagem seguinte teve como destino a cidade londrina. Em Londres passou pelo SushiSamba, onde o Chef Cláudio Cardoso lhe abriu as portas para essa nova aventura. Seguiu-se o Lima Fitzrovia (1 estrela Michelin) e fez a abertura do Chicama London. Seguiu-se a colaboração com o restaurante The Dining Room – Japanese Grill, onde se manteve como braço direito do conceituado Chef Japonês Taiji Maruyama. A sua passagem por restaurantes de renome internacional em Londres, fê-lo apaixonar-se pela gastronomia peruana, com uma assinatura que apresenta ingredientes exóticos, cores vibrantes, sabores únicos e uma cultura diferente. Foram 5 anos além fronteiras com o objetivo de alimentar o seu conhecimento.
O regresso a Portugal não tardou.
O amor pela gastronomia japonesa, que levou o Chef Rafael Duarte a escolher a sua carreira profissional, e a descoberta da extraordinária oferta de ingredientes, sabores e cores da cozinha peruana, fê-lo ter coragem para voltar a Portugal e desenvolver o projeto Pátio da Graça para, de um modo requintado e simples, dar a conhecer a Street Food Nikkei.